TDAH: Entenda melhor as causas e tratamentos e aproveite as dicas para pais e professores!

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Neste post, vamos explorar o TDAH e como ele afeta a vida das pessoas e o que podemos fazer para enfrentar seus desafios.

O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade, mais conhecido como TDAH,  é uma condição de etiologia multifatorial, com hereditariedade (fatores de risco genéticos) de cerca de 70% e fatores de risco ambientais, como prematuridade, tabagismo materno e exposição fetal ao álcool. Dentre os fatores de risco genéticos, destacam-se polimorfismos de genes que lmodulam a função noradrenérgica e dopaminérgica.

Embora seja mais provável o diagnóstico em crianças após os 6 anos, não tem idade mínima para o diagnóstico e ele também pode persistir na vida adulta.

Como o TDAH Afeta a Vida Diária:

As pessoas com TDAH podem enfrentar uma série de desafios em suas vidas diárias. Eles podem ter dificuldade em cumprir prazos, manter o foco em tarefas monótonas e seguir rotinas. Isso pode levar a problemas no trabalho, na escola e nas relações interpessoais. Além disso, a baixa autoestima e a ansiedade podem ser comuns entre aqueles com TDAH, devido às lutas frequentes que enfrentam.

Tratamento e Gestão:

A boa notícia é que o TDAH pode ser gerenciado eficazmente com uma boa abordagem de tratamento. O pilar do tratamento são os medicamentos psicoestimulantes (metilfenidato e lisdexanfetamina) são as medicações de primeira escolha. Também podem ser usados: atomoxetina e guanfacina (precisa importar), imipramina (efeito modesto) e clonidina. O  uso de estimulantes abaixo de 4 anos quase sempre levará a uma resposta paradoxal, com piora da desatenção e hiperatividade, além de irritabilidade. Entre 4 e 6 anos a resposta é variável. Acima de 6 anos, como previsto em bula, o resultado geralmente é muito favorável. Deve ser reconsiderado o diagnóstico de TDAH quando a criança não apresenta boa resposta ao psicoestimulante! O tratamento pode incluir terapia cognitivo-comportamental e estratégias de organização. É importante trabalhar com profissionais de saúde para desenvolver um plano de tratamento personalizado que atenda às necessidades individuais.

Dicas para Enfrentar o TDAH:

Eduque-se: Aprenda mais sobre o TDAH para entender melhor a condição e seus desafios.

Busque apoio: Ter o apoio de amigos e familiares é fundamental.

Estabeleça rotinas: Rotinas organizadas podem ajudar a manter o foco e a produtividade.

Use ferramentas de organização: Aplicativos e agendas podem ser aliados valiosos. Divida tarefas em pequenos tempos.

Mantenha-se ativo: A atividade física regular pode ajudar a liberar energia excessiva. Priorize o autocuidado com uma boa alimentação também.

Desafie sua mente com as palavras cruzadas, diretas, sudoku e lógica! Estimule sua agilidade mental, aprimore a concentração e fortaleça suas habilidades cognitivas enquanto se diverte com jogos de palavras, números e raciocínio.

Seja gentil consigo mesmo: Não se culpe pelos desafios do TDAH; a autoaceitação é fundamental.

Dica para pais de crianças com TDAH: Estimulem atividades sensoriais, brincadeiras ao ar livre e momentos tranquilos de leitura. Criar um equilíbrio saudável entre tela e mundo real ajuda a nutrir a criatividade e a concentração.

Dicas para a escola: Para auxiliar o aluno com TDAH em seu processo de aprendizagem e otimizar sua atenção em sala de aula sugiro algumas medidas, tais como:

Sentar mais à frente na sala próximo ao professor e longe de portas e janelas. As instruções para as atividades devem ser feitas de forma simples e objetivas, de modo que o aluno possa organizar e concluir os processos um de cada vez. Se possível, autorizar que grave o conteúdo da aula e fotografe o quadro para que possa ouvir a matéria e anotá-la no caderno em outro momento.

Os trabalhos de maior duração devem ser divididos em segmentos, podendo ser entregues em várias etapas. Na medida do possível permitir que o aluno faça suas avaliações em lugar com menos estímulos que possam comprometer sua atenção. Tempo mínimo (evitando que o aluno abandone a avaliação antes de tentar finalizá-la) e tempo extra podem ser previamente estabelecidos pelo professor quando assim achar necessário.

O aluno deve receber elogios e oportunidades para desenvolver seus talentos e habilidades especiais e ter a oportunidade de se mover mais frequentemente que os demais alunos da classe – como ir ao banheiro e tomar água.

É benéfico atribuir responsabilidades e tornar o aluno com TDAH um ajudante de sala de aula. Essa providência pode ser muito útil para atenção, autoestima e inibição comportamental.

Sugere-se, também, atendimento pedagógico especializado no contraturno com sala de recursos multifuncional para melhor atender às suas necessidades individuais de aprendizagem.

O TDAH pode ser desafiador, mas com o diagnóstico correto, tratamento apropriado e apoio, as pessoas podem levar vidas plenas e produtivas. É importante lembrar que cada pessoa com TDAH é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, a compreensão e o apoio são essenciais. Se você ou alguém que você conhece está lidando com o TDAH, lembre-se de que há ajuda disponível e que é possível superar os desafios associados a essa condição.