O consumo de açúcar piora os sintomas de TDAH?

Suplementação e restrições alimentares são válidas no TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é uma condição de etiologia multifatorial, com hereditariedade (fatores de risco genéticos) de cerca de 70% e fatores de risco ambientais, como prematuridade, tabagismo materno e exposição fetal ao álcool. Nos últimos anos tem se discutido a hipótese de que o açúcar esteja relacionado com o desenvolvimento de TDAH nas crianças. Será que o consumo de açúcar influencia no risco de a criança desenvolver TDAH? Nesse post iremos explorar esse assunto.

Entendendo a relação entre açúcar e TDAH

               A suspeita de que o açúcar causa ou piora os sintomas de TDAH está ligado ao fato de que o açúcar pode levar a rápidos picos de glicemia e insulina quando ingeridos. Esse aumento do açúcar no sangue pode levar a um estado de euforia o que justificaria que esses alimentos podem contribuir para a piora do TDAH na criança.

O que dizem os estudos

               De acordo com um artigo publicado no American Academy of Pediatrics dietas para reduzirem os sintomas de TDAH incluem restrição de açúcar, aditivos/conservantes e suplementação de ácidos graxos (ômega-3). No entanto, a ciência carece de mais estudos controlados com um bom nível de evidência que demonstre que a retirada de açúcar na dieta da criança pode contribuir com a melhora do quadro de TDAH.

               No artigo Granero, Roser et al. “The Role of Iron and Zinc in the Treatment of ADHD among Children and Adolescents: A Systematic Review of Randomized Clinical Trials.” Nov. 2021, doi:10.3390/nu13114059 um subgrupo especifico de pacientes pode se beneficiar da suplementação de zinco e ferro.

Recomendações e dicas
        
A avaliação sobre uma intervenção dietética deve ser avaliada individualmente. Alguns pacientes podem possuir sensibilidade a algum tipo de alimento. Caso os pais desconfiem que algum tipo de alimento está desregulando os sintomas de TDAH da criança o ideal seria acompanhar e preencher um diário para uma possível retirada do alimento.

Conclusão

               Como visto acima ainda faltam estudos robustos e com um bom nível de evidência para podermos associar o consumo de açúcar aos sintomas de TDAH e a retirada desse alimento na dieta da criança deve ser avaliada individualmente com acompanhamento de um profissional. Junto a equipe interdisciplinar, com auxilio do nutricionista algumas suplementações podem ser necessárias.

               No entanto, assim como qualquer ser humano as crianças precisam de uma alimentação balanceada. Uma dieta rica em legumes, verduras, frutas, carnes magras, frango, peixe e ovos. Evitar alimentos processados e industrializados são orientações que todos devemos seguir para termos uma melhor saúde.